standard 8 dicas de como abrir uma empresa com pouco dinheiro

O sonho de muitos brasileiros é abrir seu próprio negócio. Entretanto, eles enfrentam muitos problemas, inclusive de dinheiro. Para começar seu próprio negócio, a solução nem sempre é um empréstimo ou financiamento. Veja dicas a seguir de como abrir uma empresa com pouco dinheiro.

como abrir uma empresa com pouco dinheiro

Estude as finanças da empresa

Enquanto a empresa não está aberta, faça um estudo bem detalhado de orçamentos em fornecedores que podem até mesmo ser de estados diferentes. Se você tem pouco dinheiro, ele precisará ser utilizado de uma maneira bastante sábia.

Comece a economizar

Se você ainda está trabalhando, mas já está pensando em abrir sua empresa, também tenha em mente que é preciso economizar para ter mais capital disponível no futuro. Faça uma conta separada e reserve uma parte de seu salário para a empresa.

Encontre investidores

Busque investidores para injetar recursos em sua empresa. Se seu projeto for realmente inovador, é possível encontrar alguém para financiar sua proposta. mas tenha em mente que o projeto não se sustenta sozinho, por isso você deve apresentar de maneira firme e objetiva seu plano, além de estar apto a responder todas as dúvidas dos futuros investidores.

Reinvista sempre

Nos primeiros momentos da empresa, prefira sempre reinvestir o dinheiro. Esqueça o lucro nos primeiros meses de negócio. Empresários bem sucedidos dizem que, quem busca lucros muito cedo, provavelmente será dono de um negócio regular, isto é, se ele prosperar.  Muitos empresários compram um carro importado no primeiro ano de empresa, quando deveriam direcionar esse dinheiro para os negócios, por conta de erros como esse muitas empresas brasileiras vão a falência logo nos primeiros dois anos de existência. Tenha sempre em vista o futuro e os frutos que irão nascer depois.

Funcionários

Durante o começo da empresa, tome alguns cuidados com o pessoal contratado. É recomendável empregar funcionários temporários e que não trabalhem em tempo integral. Além disso, outras funções podem ser terceirizadas.

Permutas

Há milhares de anos, o homem negociava sem o uso de dinheiro, mas pela troca de mercadorias. Este esquema ainda pode ser feito hoje por empreendedores com pouco capital. Deve-se adotar a troca de serviços apenas se for útil. Também tente negociar com o outro lado se é possível dividir entre serviços e dinheiro, pois é sempre bom ter dinheiro circulando no caixa. Outra dica é, se for trocar produtos, tente esvaziar a parte do estoque que tenha mercadorias paradas.

Plano de Comunicação

Seu produto ou serviço precisa estar apto para conquistar o cliente, mas possivelmente ele não conseguirá realizar essa missão sozinho. Invista no plano de comunicação, para que o público esteja ciente da existência de sua empresa. Investir em comunicação e identidade visual é um  passo importante. Nesse ponto o Logovia pode te ajudar com soluções inovadoras e que cabem no seu bolso,  por isso conheça os serviços que o Logovia oferece.

logo barata

Comece Pequeno

São muitas as grandes empresas que começaram na garagem de casa. Arrisque-se, mas também seja racional. Estude o mercado e saiba o que realmente é um caminho perigoso. Além disso, esteja ciente que algumas coisas deverão ser cortadas no começo da empresa para não afetar seu futuro.

Como visto, existem várias medidas a serem adotadas no início de uma empresa com pouco capital. O que vale é estudar bastante e ter conhecimento de mercado, para poder lidar com os futuros obstáculos que aparecerão.

Inove e confie no seu negócio, se você acredita fielmente que seu projeto pode mudar a vida das pessoas, siga em frente, foi assim que grandes nomes como Steve Jobs começaram, sem uma moeda no bolso, mas com um projeto e determinação milionários.