standard Como um empreendedor pode se tornar um bom gestor

Para ter um negócio de sucesso, o empreendedor precisa antes ter uma boa ideia em mente, um pouco de criatividade e muita vontade de trabalhar para tocar sua pequena empresa para frente.

Mas depois que o negócio começa a de fato dar certo, ele cresce, e para que ele continue crescendo, é inevitável a contratação de uma equipe para fazer com que a empresa decole de vez.


gestor empreendedor

 

A partir daí, não bastam apenas uma mente criativa e força de vontade, pois você também precisará aprender como lidar com seu pessoal, pois a capacidade gerencial e a liderança são características essenciais para se chegar ao lucros.

Abaixo, confira 5 dicas de como ser ao mesmo tempo um bom empreendedor e um bom gestor.

 

1. Saiba delegar as tarefas

 

Para que você se dedique aos assuntos importantes da sua empresa, é necessário descentralizar as obrigações. Por isso, delegue tarefas operacionais, como atender telefone e organizar o estoque.

Descentralize também funções importantes, que possam ser realizadas por outras pessoas qualificadas e saiba como reter esses bons funcionários na sua empresa. Ofereça segurança e valorize seu ambiente de trabalho com conforto e horários flexíveis, por exemplo.

Outra dica importante para quem deseja que as tarefas da empresa saiam tão bem como se fossem feitas pelo próprio dono, é treinar os colaboradores pessoalmente, dizendo como as tarefas devem ser executadas, definindo processos e estabelecendo padrões.

Entretanto, tome cuidado para não parecer tão informal. Em uma empresa pequena, geralmente as relações se tornam mais pessoais entre a equipe, mas essa aproximação jamais deve ser confundida com informalidade. Demonstrar profissionalismo é essencial, pois reforça a credibilidade.

 

2. Tenha sensibilidade para resolver conflitos

 

Você deve ser sempre imparcial e buscar a maneira mais justa para resolver um problema entre seus colaboradores. Quando um conflito surgir, escute os dois lados, entenda as razões e pontos de vista de cada um e tenha a postura mais racional possível, para que o clima da equipe não seja prejudicado.

Outro ponto importante que deve ser observado é o respeito às diferenças. A melhor forma de resolver conflitos é evitando-os, por isso, não fomente a discussão de assuntos polêmicos, que podem gerar desentendimentos desnecessários.

 

3. Assuma seus próprios erros e compartilhe realizações

 

Não há nenhum problema em errar, pior que isto é não assumir suas falhas. Assuma seus erros e explique-se, assim você evita que se espalhem boatos que podem gerar desconfiança e distrações.

Mas assim como é importante se desculpar pelas falhas, é importante também celebrar os acertos. Por isso, comemore as conquistas e divida-as com a equipe. A vantagem dessa atitude é que ela enche o ambiente de bons ânimos e pode ser um fator que vai ajudar a melhorar a produtividade.

 

4. Incentive a comunicação

 

Uma das obrigações de um bom gestor é estar sempre atento ao bem estar da equipe, e ser uma pessoa disposta a ouvir já é dar um passo à frente daqueles que não se preocupam com o diálogo.

Valorize o canal de comunicação com a sua equipe e esteja sempre disposto a ouvir e valorizar as opiniões de seus colaboradores, pois elas podem trazer ideias que vão ajudar você a melhorar vários aspectos no bom funcionamento da sua empresa.

 

5. Dê feedbacks produtivos

 

Seus pessoal precisa saber o quão produtivo está e onde está errando. Seja criterioso, mas seja também justo na hora de passar o feedback para a equipe.

Ser sincero é um ponto importante, mas tenha sempre em mente que algumas críticas podem ser destrutivas e desanimar o seu funcionário, sendo assim nocivas ao seu desenvolvimento. Procure sempre agregar incentivos às críticas e adote uma postura equilibrada.

 

Gerir um negócio e lidar com pessoas diferentes umas das outras às vezes pode requerer alguma paciência, por isso, seguir estas dicas pode ser um bom começo para que seu relacionamento com sua equipe possa ser saudável e ajude sua empresa a ficar cada vez mais produtiva e agradável.

A comunicação visual da sua empresa também é algo muito importante, por isso, se você precisa reformar ou criar um logotipo, venha para o Logovia. Contamos com mais de 7 mil designers, espalhados por todo o Brasil, que esperam seu briefing para fazer o melhor pela sua identidade visual. Acesse a nossa página e confira nossos serviços.